Você foi eleito síndico? Se capacite, conte com assessoramento especializado em áreas específicas, treine, incentive a sua equipe e tenha um bom relacionamento com todos.

     Falar de sindicatura a carreira de síndico profissional tem se tornado algo cada vez mais comum para aqueles que estão de olho nas tendências desse mercado. Ser um bom gestor de condomínio tem se tornado cada vez mais desafiador e relevante. 

     Isso porque é cada vez mais claro que a forma como o síndico atua em relação às equipes de assessoramento e funcionários do condomínio interfere na forma como esses colaboradores trabalham e consequentemente, nos resultados de uma gestão assertiva. 

     Quando falamos em Gestão Condominial 4.0, o foco é a satisfação dos condôminos. Porém, é preciso olhar também para dentro: Como seus colaboradores estão se sentindo? Quais os efeitos da gestão no trabalho e carreira profissional deles? O ambiente de trabalho tem os tornados mais produtivos ou mais procrastinadores? 

     De forma geral, um bom primeiro passo para entender como estão as coisas dentro do seu condomínio é ter um relacionamento de qualidade com todas as equipes de trabalho, mas os caminhos para se conquistar esse bom relacionamento têm alguns desafios e exige múltiplas habilidades. 

     Confiabilidade

     Você já deve ter ouvido falar que confiança é a base de qualquer relação. Não pense que isso é diferente quando falamos das relações que ocorrem dentro de um condomínio. 

     Uma pesquisa do portal solicite realizado em 2019, por exemplo, mostrou que cerca de 40% dos síndicos se consideram transparentes com seus times. Ao mesmo tempo, apenas 14% dos colaboradores concordaram. 

     Essa mesma pesquisa mostrou outro dado que pode ser bastante preocupante. Boa parte dos colaboradores entrevistados não se sentem valorizados e acreditam que os líderes do mercado condominial não se importam com o bem-estar e muito menos com a carreira profissional deles. Você se importaria com alguém que não se importa com você? 

     Incentivo 

     Aqui no Centro-Oeste, o relatório da pesquisa realizada pelo portal SOLICITE em 2019 mostra algumas das vantagens da conquista de confiança através do incentivo dos colaboradores. Segundo os empregados, quando consideram a gestão confiável e 83% deles recompensam com maior dedicação, 77% com engajamento.  Lealdade também foi apontada por 75% dos colaboradores. E aí vem algo muito importante citado por 86% dos entrevistados.

    Quando o condomínio suscitar o pensamento de seus funcionários a respeito de incentivo e desenvolvimento profissional, farão com que eles se lembrem que são os principais responsáveis por seu próprio sucesso. Isso traz benefícios tanto para empregados quanto empregadores, já que os profissionais serão motivados a melhorar cada vez mais e os gestores e condôminos terão funcionários mais capacitados para lidar assertivamente em situações conflitantes, mais produtivos e empenhados.

    Tratar sobre carreira profissional com os funcionários é importante porque com a correria do dia a dia, muitos acabam entrando em uma espécie de piloto automático. Essas pessoas começam a trabalhar sem fazer planos, apenas cumprindo o que lhes é passado, sem aquela vontade de dar o seu melhor e conquistar sempre mais. Este comodismo acaba adormecendo o potencial de profissionais que poderiam fazer uma grande diferença para o condomínio e para a sociedade de uma forma geral.

     Promova a Discussão Sobre Carreira com Colaboradores

     No cotidiano de um condomínio, síndicos, supervisores e subordinados costumam sempre conversar sobre o trabalho em geral, o que inclui entrega de relatórios, reuniões, etc. Raramente um funcionário tem a oportunidade de falar a respeito de como está se sentindo, se está satisfeito com sua vida e carreira, o que espera do condomínio ou da empresa terceirizada, etc.

     O simples fato de o chefe perguntar ao seu subordinado sobre como ele está, irá abrir caminho para uma relação muito mais valiosa e que irá promover uma melhor integração entre funcionários e líderes. Muitas vezes, tudo o que uma pessoa precisa é de alguém para motivá-la a crescer, fazer cursos, tentar uma promoção. Os líderes que mantêm uma boa comunicação com seus liderados conseguem extrair o que de melhor cada um tem a oferecer.

     Alguns pontos interessantes de tratar com os funcionários incluem:

  • Quais são os seus objetivos em relação à sua carreira?
  • Você sabe quais são os pontos que deve desenvolver para realizar suas atividades atuais de uma forma melhor?
  • Em relação aos seus objetivos para o futuro, sabe quais são as capacidades que deverá adquirir?
  • Quais são as ferramentas que podem te ajudar a adquirir essas habilidades?

     Ao responder cada uma dessas perguntas, seus colaboradores irão refletir sobre os seus planos para ter uma carreira de sucesso e quem ainda não tiver pensado no assunto será provocado a começar a pensar. Incentive-os a escrever as respostas para que elas fiquem registradas e sejam o pontapé inicial para que comecem a agir em busca da realização de seus sonhos profissionais.

     Diálogo com Colaboradores é Benéfico

     É quase que inédito, a comunicação dentro da maioria dos condomínios ou empresas terceirizadas funciona de forma vertical e descendente, a informação parte da diretoria e desce até os subordinados. Os funcionários não são ouvidos e deveriam apenas cumprir ordens. Felizmente, hoje isso está mudando a comunicação passou a ser algo mais livre, em que todos têm liberdade para se expressar.

     Os gestores que ouvem seus colaboradores e valorizam o que eles têm a dizer conseguem manter um clima mais amigável no condomínio. O resultado é um pessoal muito mais motivado e empenhado a oferecer todo o seu potencial e talento em prol do sucesso da gestão.

     Incentivar o Desenvolvimento dos Funcionários é Importante

     Existem atitudes que podem fazer com que os funcionários passem a pensar mais em seu desenvolvimento profissional e busquem formas de colocá-lo em prática.

     Veja quais são elas:

  • Manter o Diálogo: Certifique-se de sempre conversar com seus funcionários para saber como eles estão se sentindo profissionalmente. Procure saber o que estão achando do trabalho, se estão se sentindo desafiados e motivados.
  • Reconhecer as Realizações: O reconhecimento é o combustível que todo profissional precisa para se esforçar sempre mais para chegar cada vez mais longe. Fazer com que os colaboradores se sintam valorizados é uma das chaves para incentivar seu desenvolvimento.
  • Oferecer a Possibilidade de Crescimento: Ser promovido é o objetivo da grande maioria dos profissionais e é para isso que eles se esforçam diariamente para dar o seu melhor. Então, ofereça possibilidades de crescimento e verá quantos talentos escondidos você tem em seu quadro de funcionários.
  • Realize Treinamentos: Os programas de treinamentos são ótimos para desenvolver e aperfeiçoar determinadas habilidades. Investir no crescimento de seus funcionários trará retornos bastante satisfatórios para a gestão.

     Programa Multidisciplinar de aperfeiçoamento e especialização profissional para síndicos e funcionários: O Programa Multidisciplinar do Capacitar Condominial é ótimo para promover o autoconhecimento e acelerar os resultados. Os benefícios incluem: melhora da autoestima do colaborador, motivação, fortalecimento do poder de decisão, redução do estresse, desenvolvimento de habilidades e etc.

    Nunca deixe de incentivar os seus funcionários a pensar sobre carreira e desenvolvimento. Os condomínios ou as empresas terceirizadas que valorizam o seu capital humano conseguem resultados muito melhores do que aquelas que não o fazem.

    Para saber mais acesse o link abaixo:

    https://youtu.be/yJyEpX11GM8

    Fique por dentro do nosso Programa Multidisciplinar do Capacitar Condominial,pelo nosso canal do Youtube: https://youtu.be/9ELqtgi7KOg

     Você incentiva o desenvolvimento de seus colaboradores? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários.

 Por Edilson Cardoso

Idealizador do Capacitar Condominial

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Condominial News.

Join Condominial News

Comentários

  •  Reconhecimento, respeito e capacitação faz com que o funcionário seja sempre produtivo e trabalhar cada vez mais com excelência.

  • 8770299683?profile=RESIZE_710x

This reply was deleted.