11 de Fevereiro é o Dia de Homenagear o Zelador do Condomínio

      O braço direito do síndico, parceiro indispensável para realizar uma boa gestão. Essa figura é o zelador, responsável por muitas tarefas dentro dos condomínios, nem sempre é reconhecido pelos condôminos pelo seu brilhante papel.

       Hoje, 11 de fevereiro, é o momento ideal para demonstrar a merecida valorização a esse profissional.

       Funções do Zelador de Condomínios:

       Zelar pelo condomínio, isto é cuidar, tomar conta. Na prática, ele é o responsável pela conservação e manutenção dos prédios e para isso, pode liderar outros funcionários. 

       O Zelador de Condomínios Deve:

  • Manter um roteiro ou check list de inspeção, listando tudo que ele precisa controlar, o que inclui limpeza, instalações elétricas e hidráulicas, iluminação, condições da piscina, entre outros itens;
  • Fiscalizar regularmente as condições das áreas comuns, utilizando o check list como ferramenta para sua organização;
  • Direcionar o trabalho dos funcionários para realizar reparos ou medidas preventivas;
  • Supervisionar as atividades desses funcionários;
  • Manter a comunicação com síndico e administradora de condomínios, para relatar os problemas observados e discutir possíveis soluções.

      É importante notar que o zelador tem funções específicas previstas pelo sindicato de sua região. Essas funções são estabelecidas por meio de convenção de trabalho e devem ser cumpridas, independentemente das atividades gerais que vimos acima.

       O Que Não é Atribuição do Zelador de Condomínios?

       Apesar do profissional cumprir muitas atividades e ser essencial para o bom funcionamento do condomínio, nem tudo é sua responsabilidade.

       Existem funções determinadas para esta profissão, como em todas as demais, é bom estarmos atentos:

  • O zelador deve ter uma noção de como funcionam todas as instalações do condomínio, mas não deve substituir a mão de obra especializada.
  • Realizar serviços particulares para os condôminos não é uma das atribuições do zelador. Caso ele seja solicitado a realizar tais serviços, será por sua decisão, e apenas fora do horário de trabalho. Dessa forma, o zelador tem liberdade para escolher se vai “quebrar o galho” ou não.
  • O zelador não é um substituto do síndico. Em outras palavras, ele não pode responder nem tomar decisões pelo síndico do condomínio.

      Se os condôminos tiverem qualquer dúvida ou reclamação que não diz respeito especificamente à manutenção das áreas comuns do prédio, devem evitar direcioná-la ao zelador. O contato deve ser efetuado junto ao síndico e nos canais que ele disponibiliza para tal.

       Características de Um Bom Zelador

       Considerando a importância desse profissional dentro dos condomínios, o síndico precisa ser rigoroso para contratar um bom zelador. Entre as características que devem ser observadas, estão:

  • Proatividade: um profissional proativo identifica os pontos que precisam de atenção antes que eles se tornem um problema, agindo de forma preventiva;
  • Organização: um zelador organizado não se perde, mesmo diante dos muitos aspectos do funcionamento do condomínio que estão sob sua responsabilidade;
  • Cordialidade: um zelador cordial mantém uma relação saudável com os condôminos e com o próprio síndico, o que é essencial para uma convivência positiva no condomínio.

      Além disso, também é desejável que ele tenha conhecimento para o exercício da função, tenha noções de segurança, já que ele pode se deparar com situações de risco (por exemplo, risco de incêndio ou doenças como a dengue); e, ainda, conhecimentos sobre gestão de pessoas, já que ele vai liderar uma equipe de outros profissionais.

      O zelador deve ser respeitado e valorizado pelo papel que desempenha; ele merece ser reconhecido como uma profissional indispensável para que todos os condôminos possam viver em um espaço bem conservado, seguro, confortável.

      E mais contar com o apoio desse profissional é indispensável para que o síndico possa se concentrar em outras questões que exigem a sua atenção!

      O Síndico precisa conhecer todas as suas atribuições e responsabilidades e capacitar toda a sua equipe para obter sucesso na gestão do seu condomínio. Saiba mais sobre o que o seu zelador deve ou não deve fazer para que você como responsável legal pelo condomínio não seja responsabilizado por desvio de função.

      Acompanhe os links abaixo e saiba mais:

      Atribuições: https://youtu.be/vI4IpF4asNs

      Debate: https://youtu.be/zgei37XCqX0

      Blog: https://condominialnews.com.br/blog/atencao-sindico-leve-sua-carreira-profissional-e-de-toda-a-sua-eq

Condominial News

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE

Comentários

This reply was deleted.