A Pandemia Impacta Edifícios Residenciais  

A Pandemia Impacta Edifícios Residenciais   

 

     O Condominial News já trouxe para o Debate Condominial especialistas que falaram sobre conflitos nos condomínios e como administrá-los, tema este que merece atenção quanto aos efeitos da pandemia da Covid-19 nos edifícios residenciais. É claro que, segundo os especialistas, os desdobramentos são muitos, entre eles, o de ordem social e a saúde dos moradores. Ficar em casa trouxe uma série de consequências, a exemplo da edificação super lotada, do barulho provocado pelas pessoas devido ao isolamento social que precisa ser muito bem administrado dentro dos condomínios.

     Em tempos de pandemia, tudo pode irritar o outro, o barulho da TV, uma reforma, pessoas conversando ou qualquer ruído. De acordo com síndicos, os conflitos aumentaram neste um ano, relacionados à perturbação do sossego alheio.

     O papel do síndico neste contexto é muito importante, já que precisa estabelecer regras de convivência e promover conscientização a fim de que todos possam ter segurança, mantendo o distanciamento social e o bom relacionamento. O desafio vai mais além, é preciso adotar todas medidas de prevenção, como uso de máscara, álcool em gel e higienização dos espaços de acesso dos moradores para evitar a proliferação do Corona vírus.

     As áreas comuns exigem cuidados específicos e restrições, é o que prevê o Decreto 2.095 da Prefeitura de Goiânia, com validade até esta terça-feira, 13 de abril, proibindo o uso de alguns espaços e limitando o acesso de outros.  Pelo Decreto Municipal, as assembleias presenciais estão vedadas, podendo ser realizadas apenas virtualmente. Também está proibido o uso do salão de festas, as brinquedotecas, dentre outros. As academias estão liberadas desde que respeitem o limite de acomodação de 30%, assim como as piscinas. Quem descumprir as regras pode ser multado e a multa pode chegar até 4,9 mil reais.

     Por falar em regras, este é outro grande problema dentro dos condomínios, pois muitas pessoas não respeitam as recomendações repassadas pelos síndicos e gestores condominiais. Há uma cartilha elaborada pelo SecoviGoiás junto com a Superintendência de Vigilância em Saúde e apoio da Fecomércio-GO, que traz informações importantes para os condomínios, síndicos e gestores para o enfrentamento da Covid-19. No link https://drive.google.com/file/d/1dHaqXtGzboTADUvcakVAPC-Xhcw3SMjH/view, todos profissionais da linha de frente dos condomínios e interessados em geral podem baixar o arquivo para lê e se informar melhor.

     Acompanhe também o debate Condominial: https://youtu.be/peqoVfzt0LQ

Redação Condominial News

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Condominial News.

Join Condominial News