Benefícios dos Eventos Condominiais

Benefícios dos Eventos Condominiais

     A função dos eventos condominiais é fazer com que síndicos, colaboradores e empreendedores que normalmente não se comunicam, comuniquem-se melhor. É a criação de uma cultura de comunicação que infelizmente ainda não tem acontecido com muita frequência nas organizações condominiais. Quanto maior a pressão e o desafio, quanto maior a crise, maior a necessidade dessas equipes se ligarem através do conhecimento de suas atribuições por meio de uma gestão cada vez mais profissional e participativa.

     Então, o que temos colocado como sugestão a se tornar um padrão de boas práticas é o treinamento Multidisciplinar como conceito de Gestão Condominial e possibilitar que pessoas, seres humanos síndicos e suas equipes tenham acesso ao conhecimento de qualidade e boas práticas profissionais e se comuniquem melhor no dia a dia da gestão e proporcionando assim uma melhor qualidade de vida aos condôminos. E não tem nada a ver com apenas um evento pontual, um evento de calendário, um momento de treinamento sem estrutura por meio de cursos gratuitos ou somente treinamentos gratuitos por meio das instituições que dão suporte às terceirizadas.

     Tem muito mais haver com o movimento, um conjunto de eventos Multidisciplinar estruturado ligados na cultura corporativa condominial, onde a pessoa que trabalha no condomínio sabe que tem uma oportunidade para desenvolver o seu talento, garantindo que diferentes departamentos se falem sem barreiras e uma constante evolução de carreira profissional nas organizações condominiais se tornem realidade no Brasil.

     Os aprendizados a partir de eventos e campanhas educativas

     Isso é inclusive uma tendência, um novo conceito da Escola Condominial do Brasil que temos falado muito nas reuniões do programa Multidisciplinar Capacitar Condominial. Nos últimos encontros presenciais que realizamos anterior à crise sanitária imposta pela Covid-19, conversamos sobre a falta de participação dos síndicos moradores e das equipes de colaboradores de condomínio nos eventos condominiais e tivemos o cuidado de pontuar: É necessário desenvolver um trabalho sério que venha suprir as necessidades  e que estejam alinhados com a constituição vigente, uma iniciativa de inovação até mesmo dos eventos porque as pessoas olham muito para a indústria de síndicos profissionais e não percebem uma série de coisas acontecendo.

     Por exemplo, a inclusão social acima de tudo da equipe condominial com a geração de oportunidades de desenvolvimento profissional. A inclusão dos colaboradores nos eventos condominiais e o incentivo por meio de um plano de carreira são fundamentais no complemento operacional do evento. Então, tudo isso é o que faz o conceito geral do programa Multidisciplinar do Capacitar Condominial sair a frente.

     E onde é que você vai buscar o conceito da experiência profissional do síndico e de sua equipe? Em um evento com ensino Multidisciplinar e comunicação de qualidade! Em várias indústrias de eventos condominiais do país, são utilizadas somente para vender para clientes e consumidores.

     Tudo aquilo que são tendenciosos, que são utilizados pelas empresas fazerem o acesso para dentro dos seus próprios interesses devem estar sobre o olhar atento dos gestores, colaboradores  e condôminos.

     Eu tive uma experiência muito ruim tentando uma aproximação com várias pessoas  atuantes no mercado  condominial brasileiro, eu usando a política de boa vizinhança tentando estabelecer parcerias confiáveis, o que percebi é que há entre vários canais uma concorrência um ciúme e se você quer ter ideia busquei parceria para uma boa causa, para um evento super legal e humano o Rompendo Silêncio. É só olhar nos vídeos do Canal Condominial News e nas matérias de nossa comunidade. Há uma série de campanhas promovidas por nós que você pode ver claramente valor agregado e uma entrega, um evento social criativo e inovador que de verdade contribui para a evolução da gestão e a prevenção de conflitos dentro dos condomínios, no entanto pouco se vê a participação efetiva dos que se dizem ativistas do mercado condominial o que se vê são interesses próprios em pegar carona e se promover não há uma entrega por parte da maioria. Isso porque a gestão condominial no meu ponto de vista ainda precisa passar por uma Profissionalização e só por meio do conhecimento e da informação chegaremos lá.

     A inércia no setor de ensino condominial e a importância dos eventos de se obter relevância

     Eu procuro não rotular. Acho que não há inércia. Existem instituições como a escola condominial que já estão fazendo um trabalho de inclusão social incrível e focadas em metas estratégicas. E também existem muitas empresas que não estão lá.

     Vão ter que fazer um esforço muito grande, simplesmente por uma falta de meta, falta de estratégia de ensino de acordo com as necessidades e alinhamento com a legislação vigente, falta de relevância. É preciso ter algo diferente para oferecer, para o cliente olhar e de cara saber o porquê vai escolher essa empresa para trabalhar em parceria para evoluir o conhecimento do síndico e de sua equipe.

     As empresas que promovem evento condominial têm que sair da aspirina, ou seja, dar o remédio para a dor de cabeça do paciente. É preciso ajudar a tratar de onde vem essa dor. Essa dor vem do coração ou da cabeça? Você só sabe com relação, diagnóstico e com o entendimento do cliente, trabalhando com ele de uma forma mais profunda e estratégica.

 Por Edilson Cardoso

Idealizador da Escola Condominial.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE