Comunicação Não Violenta uma prática eficaz na prevenção de conflitos em condomínio

      Entendam a importância da capacitação do síndico e de sua equipe com medidas de prevenção a diversas situações de conflito por meio da comunicação não violenta.

      Os condomínios são considerados uma turbina geradora de conflitos como dizia o saudoso Sylvio Capanema, escritor do livro A Lei do Inquilinato; em muitas de suas palestras, é cada vez mais comum síndicos investirem em treinamentos e capacitação de sua equipe para que esses entendam o comportamento e necessidades dos condôminos. As pesquisas notam um crescimento em problemas de relacionamento nos condomínios. Síndicos, moradores e porteiros têm ganhado destaques negativos nos noticiários por se envolver em conflitos que poderiam ser evitados.

      “Percebemos que a falta de conhecimento e a falta de habilidades em lidar com as boas práticas condominiais é uma porta aberta para falhas na gestão. A cultura focada em resultado é importante mais é preciso cuidar das pessoas, escutá-las e saber confiar nelas”, explica Roberta Lucena, Especialista em Comunicação Não Violenta do Programa Multidisciplinar Capacitar Condominial.

      Os treinamentos trouxeram algo à tona nos condomínios: a dificuldade dos gestores equipes e moradores em ter uma escuta mais cuidadosa e não interpretar a fala dos outros de acordo com suas próprias emoções. O resultado disso gera ruídos na comunicação e uma sensação das equipes de que há pouco reconhecimento e muita cobrança.

      “Percebemos que uma boa parcela dos gestores, funcionários e moradores não conseguem se comunicar de maneira empática em algumas situações. Por vezes acabamos tão focados em resultados que deixamos as pessoas de lado.”, pontua Roberta Lucena.

      A Solução

      Para reforçar a empatia e trabalhar o conceito de comunicação não violenta, um termo cunhado nos anos 1960 pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg; segundo a teoria, para lidar com conflitos de forma produtiva, as pessoas devem aprender a identificar quais são suas necessidades e saber comunicá-las de modo que possam cooperar para resolver juntas os problemas.

      “Muitas vezes não percebemos quanto nossa fala pode ser violenta para o outro, mesmo que para nós não seja. Estamos aprendendo a dizer coisas difíceis de maneira diferente, a dividir as decisões e a escutar o que os outros têm a dizer”, diz Roberta.

      Nove em cada dez líderes treinados em comunicação não violenta no programa Capacitar Condominial afirmaram ter ficado chocados com o fato de a fala deles ser violenta – algo que não notavam antes da imersão no tema.

      “O ambiente no coletivo, por exemplo, já é bastante tenso, com metas bem altas e muitas pessoas para cobrar. Nossa expectativa é que o dia a dia no condomínio seja mais suave, menos suscetível a erros por falta de habilidades profissionais. Queremos ajudar os gestores de condomínios e suas equipes a encontrar maneiras de lidar melhor com as adversidades, desafios e pressões do dia a dia. Que esses conheçam os conceitos da CNV na prática, com dinâmicas e experiências comunicativas. Que façam uso da técnica para melhorar a comunicação entre síndicos condômino e colaboradores. Já imaginou o quanto podemos preventivamente evitar conflito em nosso condomínio?

      Se você é um gestor condominial e deseja se desenvolver e treinar sua equipe com essa técnica transformadora o primeiro passo é registrar-se na Comunidade Condominial News criar o seu perfil e solicitar admissão ao perfil do Capacitar Condominial para ter acesso ao programa multidisciplinar de aperfeiçoamento e especialização de síndicos e equipes de condomínio.

https://condominialnews.com.br/main/authorization/signUp?
Por Edilson Cardoso
CEO

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