Condominial News Debate a Importância da Especialização do Síndico e sua Equipe

     O programa também mostrou o resultado de uma pesquisa, realizada pelo Portal Solicite em Goiânia e Região Metropolitana, na qual 89% dos funcionários dos condomínios disseram que os empregadores não importam com o bem-estar e muito menos com a carreia profissional deles. Resultado que pegou os entrevistados de surpresa, já que defendem a capacitação como a porta de entrada para o bom gerenciamento das atividades condominiais e o crescimento profissional de colaboradores, que desejam evoluir para outras funções dentro do condomínio. 

     Uma das bandeiras mais defendidas por especialistas do mundo condominial é a de que o síndico precisa se preparar para o mercado, buscando uma capacitação ou especialização. Os funcionários dos condomínios também devem se atentar às constantes mudanças que ocorrem nesta área e se prepararem para o bom desempenho de suas funções. O Condominial News Nacional aproveitou a deixa e debateu este assunto com o especialista em Contabilidade Condominial, Eduardo Bessa, e o Advogado, especialista em Direito Condominial, Caio César Mota. 

     Mediante aos avanços tecnológicos e todas transformações que o mundo vem passando, as relações de trabalho mudaram e vale a máxima quanto mais conhecimento melhor. Além disso, o mundo vive uma crise de saúde pública sem precedência, o que impacta diretamente dentro dos condomínios, no que diz respeito ao aumento do número de conflitos entre moradores.

     Eduardo Bessa considera relevante a proposta do síndico buscar a profissionalização, lembrando que no passado este profissional estava associado à figura de um aposentado, que passava o dia todo no condomínio e era quem assumia a sindicatura praticamente com a função de pagar as contas.  O especialista ressalta que as questões legais mudaram bastante, por isso o síndico tem que ter uma noção ampla de gestão, por responder civil e criminalmente por suas ações. “Precisa ter conhecimento de administração para que consiga tomar todas decisões, com embasamento legal para fazer um bom trabalho para os moradores”, alerta.

     Ele compreende que o síndico, mesmo tendo outra profissão, precisa ser capacitado, buscar cursos como o próprio Capacitar Condominial para que tenha noção do mercado e a função administrativa que está assumindo.

     O advogado Caio Cesar é a favor de uma gestão profissional em que o síndico tenha noção de todas as áreas, que o condomínio está vinculado, como administração, economia, engenharia, complice. Diante da atual realidade deve conhecer um pouco sobre mediação de conflitos, pois os condomínios são dotados destes problemas, de forma recorrente, entre vizinhos.  “Estamos vivendo um grande momento de agitação dentro dos condomínios, com este isolamento social que se arrasta há mais de um ano, ora com mais intensidade, ou menos intensidade, faz com que as pessoas estejam mais reclusas em seus lares”, ressaltou, complementando que os números de obras cresceram na pandemia, também são fatores de desavenças.

     Em relação à profissionalização dos síndicos e colaboradores, cita o Capacitar Condominial que possibilitará o síndico adquirir conhecimento com especialistas renomados. “Existem bons cursos e o Capacitar sem sombra de dúvidas é um deles, pois reúne grandes profissionais experimentados no segmento condominial para discorrerem sobre as principais situações e necessidades dentro de um condomínio”, afirma.

     Ele pontua que há no mercado cursos de especialização Latu Sensu, MBA, entre outros os quais os profissionais podem fazer suas escolhas. Defende o incentivo e a valorização do Plano de Carreira dentro dos condomínios, para que possa permitir colaboradores a crescerem na carreira e trabalharem mais motivados. Pensamento este também defendido por Eduardo Bessa pela compreensão que os funcionários podem evoluir e alcançarem outros postos de trabalho dentro dos condomínios.

     Assista ao programa na íntegra acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=9ELqtgi7KOg&t=2299s

Condominial News

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Condominial News.

Join Condominial News

Comentários

This reply was deleted.