Condominial News - Palestras de Capacitação

Condominial News - Palestras de Capacitação

Gestão Colaborativa e as Novas Tendências de Mercado são Desafios no Mercado Condominial

      O Advogado Márcio Spimpolo abriu a programação do 1º Workshop Capacitar Condominial com o tema: “Gestão Colaborativa e as Novas Tendências da Gestão Condominial”, dia 04/12, esclarecendo inicialmente que, quando se fala em gestão, a mesma tem como foco as pessoas, e não os cargos. Explicou também que a Gestão Colaborativa é horizontalizada, na qual as pessoas colaboram entre si, diferentemente da verticalizada onde há hierarquias.

      Dentro do condomínio, há algumas figuras principais de gestão, o síndico tendo o papel de representar a coletividade. “Em outras palavras, o síndico é o chefe no sentido dele fazer cumprir as ordens das convenções dentro de um condomínio. Com toda especialização oferecida pelo mercado para profissionalização dos síndicos, eles precisam delegar funções, principalmente se pretendem ter outras carteiras de condomínios para gerenciarem”, explicou Spimpolo.

      De acordo com o advogado, na gestão colaborativa outras figuras podem ganhar vida, como exemplo, os gerentes prediais, com formação em administração, engenharia, direito ou outras áreas. Há também as tradicionais administradoras de condomínios, auxiliares administrativos, conselheiros de gestão e subsíndicos que podem fazer parte do time. “Esse time pode e deve ganhar uma força diferenciada dentro do Conselho de Gestão. Não há uma receita pronta para todos os condomínios, pois cada condomínio tem estrutura própria”, ressalta.

      Dois pontos que estão em alta neste modelo de gestão é a contratação de Conselheiros de Gestão, para auxiliarem na tomada de decisões; e o Compliance, considerado um sistema de controle interno para dá mais transparência aos atos administrativos, em especial à contabilidade e ao controle financeiro, evitando assim atos infracionais ou desvio de recursos.

      Acompanhe na íntegra a participação do Advogado Márcio Spimpolo sobre esse assunto no link: https://www.youtube.com/watch?v=rc3DcKHNJGo&feature=youtu.be

Redação Condominial News 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE

This reply was deleted.