Dia do Síndico: Homenagem ao Representante da Comunidade Condominial

     Oficialmente criado em 1984, pelo então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, o Dia do Síndico é uma forma de homenagear o responsável por representar centenas de moradores e cuidar para que seus sonhos e objetivos, referentes ao condomínio, se realizem.

     Ainda que em algumas cidades se festeje a data no dia 23, na maior parte do país a comemoração ao síndico acontece no dia 30 de novembro. E em um mundo, por vezes, tão polarizado um profissional que trabalha pela coletividade merece todas as felicitações.

     Para comemorar o Dia do Síndico, nessa quinta-feira 26/11, o programa Condominial News Nacional irá apresentar um debate sobre as características, responsabilidades e desafios desse profissional tão importante para o cenário condominial.

     Organização, Justiça, Honestidade e Comunicação são as características fundamentais de um Síndico.

     Convocar assembleia geral, zelar pela prestação dos serviços, cuidar da edificação, área comum, representar o condomínio legalmente, elaborar orçamentos de despesas e receitas anuais, realizar seguro de edificação, prestar contas nas assembleia são de sua responsabilidade.

     Tão grande quanto as responsabilidades de um Síndico, são os seus desafios. Com o avanço da tecnologia, com a chegada da pandemia Covid - 19 a adaptação precisou ser rápida, mas ao mesmo tempo assertiva. Nesse dia do Síndico de 2020 vamos debater ainda os principais obstáculos enfrentados pelo profissional.

     Resolução de conflitos (embora já tenhamos explicado), é fato que esse tem sido um dos maiores desafio diário para todo Síndico nos últimos dias com a maioria dos moradores em casa no período de isolamento social imposta pelas autoridades de saúde.

     Então se faz necessário o Síndico ter:

  • Conhecimento sobre gestão e gerenciamento;
  • Contratação de bons colaboradores;
  • Adaptação a novas tecnologias;
  • Trabalhar coletivamente com as administradoras.

     Com tantas responsabilidades e desafios, é imprescindível que o Síndico esteja cercado de parceiros em que possa confiar, seja a sua administradora de condomínios, contador, engenheiro e assessoria jurídica. São o suporte e o auxílio em todas as rotinas e responsabilidades.

     Enfim, nesse Dia do Síndico, o maior presente que se pode dar é o verdadeiro reconhecimento sobre a importância desse profissional para a estabilidade administrativa e rotineira de um condomínio. Embora a participação das máquinas seja algo inerente, a presença do síndico sempre será primordial.

     Parabéns a todos Síndicos e Síndicas do Brasil!

     Acompanhe nossa programação ao vivo através do link:

     https://www.youtube.com/watch?v=16C5tHuiP3w&feature=youtu.be

 

Por Edilson Cardoso

Redação Capacitar Condominial 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE

Comentários

This reply was deleted.