Em primeiro lugar, é essencial explicarmos o que é o zelador condominial e o que faz esse profissional. Em síntese, o zelador condominial é o funcionário que coordena o dia a dia no condomínio.
Como explica o próprio nome da profissão, o zelador condominial é quem zela pelo condomínio. Ele é responsável por fiscalizar o uso das áreas comuns, cuidar das manutenções básicas e ainda coordenar o trabalho dos demais funcionários, como a equipe de limpeza, de segurança e entre outros.
Como citamos anteriormente, o zelador condominial age como um braço direito do síndico para garantir a funcionalidade e a boa comunicação dentro do condomínio. É ele quem comunica o gestor sobre quaisquer irregularidades no empreendimento.
O zelador é o principal e mais importante funcionário de um condomínio. Ele não é só o braço direito do síndico, mas também quem gerencia pessoas e faz com que tudo funcione corretamente. Por isso sua função não é fácil, exige conhecimento profissional, dedicação, tempo e principalmente, empatia e respeito.
As atribuições trabalhistas da categoria estão previstas nas convenções dos sindicatos regionais e podem variar de região para região, portanto para ser assertivo pesquise a do seu estado.
Em São Paulo, por exemplo, determina que:
Parágrafo Primeiro - Zelador é o empregado a quem compete, salvo disposição em contrário no contrato individual de trabalho, as seguintes tarefas: a) Ter contato direto com a administração do edifício e agir como preposto do síndico ou da administradora credenciada; b) Transmitir as ordens emanadas dos seus superiores hierárquicos e fiscalizar o seu cumprimento; c) Fiscalizar as áreas de uso comum dos condôminos ou inquilinos, verificar o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas do edifício, assim como os equipamentos de uso comum, além de zelar pelo sossego e pela observância da disciplina no edifício, de acordo com o seu regimento interno ou com as normas afixadas na portaria e nos corredores.
É Função do Zelador
Manter a conservação. Cabe também a ele a função de colaborar para que as normas internas sejam cumpridas. Para isso, precisa ser pontual e acompanhar o desempenho dos demais colaboradores. Ele é o intermediário entre o Síndico, moradores e funcionários. Em síntese, deve promover a limpeza, higiene e conservação do condomínio, supervisionando o cumprimento das Normas Internas, a fim de assegurar o asseio, ordem, segurança e o bem estar dos condôminos.
São suas atribuições:
- Comunicar fatos estranhos ao Síndico.
- Organizar e fazer cumprir a escala de serviço.
- Desempenhar outras atribuições pertinentes ao cargo.
- Sugerir ações que possam aprimorar a eficácia das tarefas.
- Responsabilizar-se pela guarda das chaves reservas dos prédios.
- Assumir atribuições típicas do porteiro, quando se fizer necessário.
- Orientar, supervisionar e distribuir as tarefas dos seus subordinados, exigindo-lhes higiene, disciplina, apresentação, pontualidade e assiduidade.
- Receber e encaminhar aos destinatários as correspondências postais, encomendas, bem como circulares, balancetes e quaisquer outros documentos emitidos pelo Condomínio, colhendo assinaturas de recebimento, além de ligar e desligar as bombas hidráulicas.
- Inspecionar corredores, pátios, áreas e instalações do prédio verificando necessidades de limpeza, reparos, condições de funcionamento de elevadores, parte elétrica, hidráulica e outros aparelhos, a fim de verificar a funcionalidade e encaminhar sugestões, comunicar a necessidade de reparos ou qualquer fato estranho ao Síndico.
- Promover serviços de manutenção geral, trocando ou providenciando a troca de lâmpadas e fusíveis, efetuando pequenos reparos e requisitando pessoas habilitadas para consertos de bombas, caixas d`água, extintores, elevadores, portões, interfones e outros, a fim de assegurar as condições de funcionamento e segurança das instalações. Os procedimentos devem ser devidamente autorizados pelo síndico.
- Encarregar-se da recepção, conferência, controle e distribuição de material de consumo e de limpeza, tomando como base os serviços a serem executados para evitar desperdícios e a descontinuidade do processo de higienização e garantir a manutenção das instalações.
- Abster-se de guardar chaves dos apartamentos, exceto com autorização expressa do Síndico.
- Comunicar imediatamente ao Síndico ou seu substituto, qualquer incidente, anormalidade ou acidente ocorrido no Edifício.
- Acompanhar e controlar o perfeito funcionamento dos elevadores, bombas d`água, e demais instalações.
- Manter na portaria quadro com horário de trabalho e demais documentos exigidos por lei.
- Coibir reuniões nas partes comuns do Edifício, principalmente na portaria, salvo se forem previamente autorizadas.
- Acompanhar e fiscalizar as mudanças, fazendo cumprir as datas previstas e cobrando taxas, quando exigido pela Convenção.
- Promover à leitura dos medidores de consumo de gás, preenchendo o formulário específico.
- Responsabilizar-se pela guarda do material de limpeza das caixas de gordura e desentupimento.
- Produzir com antecedência um cronograma para o uso da jateadora, enceradeira e o que for necessário a fim de evitar descontentamento.
- Produzir com antecedência um cronograma dos serviços a serem executados, a fim de demonstrar eficiência e evitar imprevistos.
- Sempre consultar sua comunicação interna a fim de não falhar por omissão. Em caso de dúvida quanto o que foi solicitado, procure a pessoa que lhe enviou o comunicado.
- Cuidar para que o lixo seja devidamente recolhido, embalado e armazenado nos horários e locais determinados.
- Fazer cumprir os princípios de segurança patrimonial, de higiene e segurança do trabalho, horário de serviço e escala de revezamento.
- Elaborar a escala de serviço dos empregados do Edifício e acompanhar o registro de frequência, em livro próprio.
- Distribuir e observar se o Regimento Interno do Edifício está sendo cumprido pelos moradores, solicitando seu cumprimento ou comunicar as irregularidades ao Síndico.
- Atender os fornecedores de serviços ou materiais, colhendo informações preliminares, segundo orientação do Síndico, quando for o caso.
- Atender e orientar os moradores e visitantes em assuntos pertinentes ao Condomínio.
- Atender emergências, mesmo fora de seu horário normal de serviço.
- Programar, em conjunto com o Síndico, a escala de férias própria e dos demais empregados.
- Auxiliar no recrutamento e seleção de candidatos a emprego e treiná-los, se admitidos.
- Buscar ampliar seus conhecimentos participando de eventos, treinamentos e reciclagem.
Acúmulo de função?
O contratante deve buscar orientações da contabilidade e do advogado condominialista de como deve ser o contrato de trabalho do funcionário para evitar problemas e também a forma que o síndico deve agir com relação ao exercício de outras funções durante o horário de trabalho.
É importante destacar que o zelador não deve executar serviços sem o conhecimento ou habilitação técnica no condomínio primeiramente como meio preventivo de acidentes.
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