O QUE IMPORTA É O 5G E O LUCRO; AS DOENÇAS, DEIXA PARA DEPOIS

     Não somos contra as antenas de telefonia celular e os benefícios da tecnologia, pois desejamos o progresso. Entretanto, causa perplexidade a falta de preocupação dos políticos, em especial, dos vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que aprovaram em 1º turno o Projeto de Lei 169/2021, que permitirá a colocação de antenas em qualquer lugar próximo às pessoas, mesmo sabendo da enorme potência da radiação emitida pelo 5G e de vários países que têm evitado o risco de expor seus cidadãos a contraírem doenças por falta de cautela. Essa autorização vai na contramão de inúmeros estudos científicos que comprovam a relação entre o campo eletromagnético de radiofrequências e o desenvolvimento de doenças como Parkinson, Alzheimer e vários tipos de cânceres.

     O PL 169/2021 liberará a instalação de antenas de telecomunicação ignorando a necessidade de garantir uma distância mínima das moradias, que algumas leis estipulavam entre 50 a 100 metros. Até a Lei nº 8.201/2001, que estabelece regras para se instalar antenas em Belo Horizonte e que limita a distância de 30 metros dos locais que são habitados está sendo revogada pelo referido Projeto de Lei. Nenhuma preocupação com a saúde tem sido demonstrada pelos vereadores ou pelos deputados estaduais que estão aprovando lei estadual que praticamente reproduz o PL 169, sendo óbvio que esses foram redigidos pelos técnicos das empresas de telecomunicação, pois todos os cuidados em relação à população foram eliminados.

POLÍTICOS AGEM SOMENTE A FAVOR DOS INTERESSES FINANCEIROS

     O descaso com a saúde é espantoso, pois o poderio econômico das empresas de telecomunicação “cegou” a todos. As audiências públicas são teatrais, pois só têm direito a se manifestar os diretores e técnicos das Teles, que só têm elogios, além de não contarem sequer com um cientista que respalde seus argumentos sob o ponto de vista da saúde. Especialistas e pesquisadores de renome nacional, autores de teses de doutorado sobre as doenças causadas às pessoas que recebem a radiação de antenas instaladas a poucos metros de suas suas casas, apartamentos e locais de trabalho são ignorados, pois aos políticos não interessa saber o que pode atrapalhar os ganhos financeiros.

     Contrariamente, levam consigo pessoas sem qualificação técnica adequada que se prestam apenas a desqualificar os estudos científicos que alertam sobre os riscos das antenas. Numa audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, (ALMG) em 2021, este colunista, então presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG, ao ter a palavra por advogar a favor dos proprietários de apartamentos do último andar que impedem a instalação de antenas “em cima das cabeças de seus familiares”, ficou surpreso ao ver pessoas sem formação em medicina que se autointitulavam especialistas na matéria, que buscavam ludibriar o público ouvinte. Ao exigir o número do CRM, o “parceiro das Teles” confessou não ser médico, sendo que essa pessoa tem se especializado em enganar o público, nas palestras e audiências públicas, ao dizer que a radiação emitida pelas antenas é inofensiva. Certamente, as centenas de pesquisas, várias oriundas de pesquisas que duraram mais de uma década, que provam que vários canceres são potencializados pela radiação não ionizante, não são citadas nessas audiências, sendo seus autores impedidos de se manifestar.

 PODER ECONÔMICO IMPEDE A DIVULGAÇÃO DAS PESQUISAS

     O poder econômico sabota a divulgação de diversos estudos científicos de universidades, autoridades da USP, oncologistas e de cientistas, a exemplo da Dra. Adilza Condessa Dode da UFMG, que elaborou tese de doutorado em BH que comprova que a radiação das antenas causa câncer – o estudo e várias pesquisas internacionais estão no site www.mreengenharia.com.br.  

     Como advogado tenho me empenhado em defender o direito à saúde das pessoas, esclarecendo que as antenas são bem-vindas, mas dentro dos limites de segurança e com a devida distância das moradias. Não tem sentido favorecer o astronômico lucro das Teles ao faze-las economizar com o aprimoramento da tecnologia e com a forma de instalar seus equipamentos.

     As Teles, que faturam bilhões de dólares, são muito espertas e “convincentes”, pois de forma incrível, inseriram no Projeto de Lei 169/2021 o art. 3º que as autoriza instalar antenas 5G nos postes em geral (ou seja, a 4 metros das janelas das moradias), em qualquer bem público de uso comum, sem nada pagar, de forma ilimitada! Os vereadores de Belo Horizonte estão ignorando que a Lei Federal proíbe instalação de antena a menos de 50 metros de hospitais, creches, escolas, o que indica que receber sua radiação a curta distância é maléfico. Pelo visto, para as demais crianças, idosos e cidadãos que não estejam naqueles locais, estão isentos de ficarem doentes com as potentes antenas 5G do lado de suas janelas.

     As Cias de Telecomunicações ganham fortunas dos clientes e usarão a cidade de graça, pois enfeitarão milhares de postes e locais públicos com antenas, sem nada pagar! É lamentável que o assunto é tratado apenas sob o aspecto urbanístico e a Prefeitura nem exige mais licenciamento. Ao que parece, a saúde não importa.

     Fonte: Jornal o Dia

     Por Dr. Kênio Pereira

Condominial News

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE