Quem é Esse Cidadão que Cuida da Comunidade?

Quem é Esse Cidadão que Cuida da Comunidade?

      Em comemoração ao Dia do Síndico, este artigo de opinião procura estimular uma profunda reflexão sobre o verdadeiro papel do síndico e do próprio comportamento na figura do representante do condomínio junto à sociedade

      O dia 30 de novembro é a data em que se comemora o Dia do Síndico. Conforme convenção de entidades de síndicos do Brasil todo e algumas leis municipais, estaduais e distrital. Simbólico e poético! Porém, a simples instituição da lei ainda não foi suficiente para valorizar de fato essa honrosa missão.

      Os síndicos são muito importantes para a sociedade, mas acabam não sendo valorizados pelos condôminos e funcionários de condomínios. Os conflitos que o síndico tem que resolver, combinado com os problemas do condomínio, o fazem solitário e desvalorizado.

      No entanto, os síndicos e gestores condominiais acabam esquecendo que, assim como em outras missões, o mais importante é ser persistente para conseguir cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia.

      O condomínio é a base democrática e participativa de uma sociedade. O que seria dos condôminos sem um síndico para responder civil e criminalmente, assinar contratos, cuidar da conservação e guarda das áreas comuns do condomínio, identificar problemas na infraestrutura ou em equipamentos, elaborar previsão orçamentária anual, realizar a prestação de contas, fiscalizar o pagamento das taxas condominiais buscando evitar a inadimplência, aplicar e cobrar multas ou advertências caso seja necessário, garantir o pagamento de funcionários e outras despesas, e buscar a contratação do seguro do condomínio.

      Mas não podemos desanimar, pois em contraponto a falta de respeito histórica ao síndico, estão surgindo entidades que buscam fortalecer as prerrogativas do síndico e valorizar cada vez mais o seu trabalho pelo condomínio. Assim como em qualquer outro trabalho, é necessário ter perseverança e persistência, além de atualizar-se constantemente em cursos e congressos.

      Em suma, a valorização da profissão começa pelos próprios síndicos, que devem acreditar e difundir esta ideia. Por exemplo, se recebemos propina de algum prestador de serviço, qual será o resultado disso? Com certeza será ruim. O mesmo ocorre com a política, quanto mais fizermos besteiras, mais desvalorizarmos a importância do síndico, menos importância teremos na sociedade. Então, comece hoje, comece por você, seja honesto, competente e conciliador.

      Percebam que o síndico tem um propósito ético e moral de contribuir para a mudança desse país. Chega do “jeitinho brasileiro”, da “malandragem”, do “gato”, do “todo mundo faz isso”, da “lei do me dar bem a todo custo”, do “honesto no Brasil é trouxa”. E como posso fazer isso? Comece em seu condomínio, no seu trabalho, nas atividades diárias e em sua casa.

      Administre bem o seu condomínio, dê atenção ao tempo e entregue as atividades dentro do prazo, respeite os compromissos, cuide do seu ego, valorize o trabalho dos demais, seja colaborativo, compartilhe informações, atualize-se, ajude os demais e, quando se fizer necessário, bata no peito e diga “isso eu resolvo”.

      Administre o seu condomínio de forma ética, cumpra as leis, pague os impostos, preocupe-se com o ambiente onde vive, use os recursos do seu condomínio de maneira otimizada, estimule os melhores resultados, procure ser um cidadão melhor, cobre o que é correto, cobre honestidade como o mínimo que se espera de qualquer um, seja carinhoso e responsável com seus vizinhos.

      Somos mais de 450 mil síndicos em todo Brasil, cuidamos de 70 milhões de brasileiros, movimentamos mais de 120 bilhões de reais, geramos mais de 4 milhões de empregos diretos e indiretos, e estamos aí para cuidar das pessoas. Somos todos Síndicos pelo Brasil.

 

Síndico, orgulho de ser...

"Feliz dia do Síndico"

Por Paulo Melo

Redação Condominial News

 

      Mais uma vez, deixamos aqui nossos parabéns e nosso agradecimento pelo empenho e dedicação de todos os síndicos, fazendo de nossos condomínios um lugar melhor para se viver.

      Abaixo, disponibilizamos um conteúdo interessante para síndicos e condôminos a respeito da boa convivência no condomínio:

https://condominialnews.com.br/blog/dia-do-sindico-homenagem-ao-representante-da-comunidade-condomini?xg_source=whatsapp

https://condominialnews.com.br/blog/relacionamento-interpessoal-nos-condominios-desafios-e-solucoes

 

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE

Comentários

This reply was deleted.