QUEM PREJUDICA A ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO — POLÍTICA OU POLITICAGEM?

“A boa administração de um condomínio depende do apoio de todos aqueles que nele trabalham ou residem, e não somente da atuação do síndico"

 

Vemos casos de condôminos ou grupos de condôminos que simplesmente sabotam o trabalho do síndico sem qualquer motivo plausível, por meros interesses pessoais inconfessáveis, esquecendo-se de que ao agir de forma “politiqueira”, acabam gerando um clima pesado, diante das atitudes inescrupulosas que desmotivam a participação das pessoas de bem nas assembleias.

 

  Há casos em que até aqueles que são eleitos para auxiliar o síndico, como o subsíndico e conselheiros, o atrapalham no exercício de suas atividades, às vezes por politicagem. Assim, observamos alguns cultivando o “quanto pior, melhor” para desestabilizar a administração e até forçar a renúncia do síndico, sendo comum a distribuição de cartas anônimas (típicas dos covardes que se escondem atrás do anonimato) com comentários maldosos e insinuações desrespeitosas que mancham a honra de quem teve a coragem de assumir a função de síndico.

 


ATITUDE INCONSEQUENTE


A gestão do síndico deve, sim, ser fiscalizada, principalmente pelos conselheiros, caso existam, de modo que as responsabilidades pelos atos sejam divididas entre estes. Mas negar a aprovação de contas do síndico sem qualquer justificativa ou indício de fraude configura sabotagem gratuita à administração do condomínio, e constitui um contrassenso que não deve ser tolerado. (JC — Esse ato doloso, que vai de encontro a convenção o regimento interno do condomínio, feri também a Lei 10.406/02.)

 

Como o síndico e demais colaboradores não dominam todas as áreas que englobam a gestão de um condomínio, tais como imobiliária, fiscal, contábil, trabalhista e de engenharia, (jurídicas), dentre outras, deve-se ter a contratação de profissionais especializados para executar as tarefas mais complexas.


Caso haja controvérsias relativas à prestação de contas anual do síndico, se torna viável e obrigatória a contratação de uma auditoria — (jc) — com atuação trimestral e uma administração feita com governança e competências para garantir a transparência financeira, administrativa e os bons costumes condominial).

 

Fonte de pesquisa: O TEMPO
Autor: Jânio de Sousa
Por:Julião Cavalcante.(JC)

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE

Comentários

  • A política em um condominio e feita pelos condôminos compartilhada com o  líder chamado (síndico). Ele é o responsável pela gestão  de um condomínio, e como um  gestor deve  fazer a gestão sem corrupção e os condôminos não praticar a politicagem, pois a policagem: deprecia e impede o bom andamento da gestão 

    --------------------------------------------

This reply was deleted.