Rompendo Silêncio - Alerta para o Abandono de Idosos em Condomínios

     A Campanha Rompendo Silêncio vai incorporar aos temas já abordados a Violência Contra os Idosos. A proposta é de sensibilizar familiares e síndicos para uma atenção maior aos idosos, no sentido de proteção, cuidado, zelo e amor. A campanha fará uma homenagem à Dona Maria Serafim Cardoso, que faleceu recentemente em decorrência de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela é mãe do CEO e idealizador da campanha, Edilson Cardoso, com quem tinha fortes vínculos numa relação de respeito e amor.

     O artigo quarto do Estatuto do Idoso diz que: “nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, crueldade ou opressão e todo atentado aos seus direitos por ação ou omissão será punido na forma da lei”.

     Contrapondo ao Estatuto do Idoso, a violência contra os idosos é crescente, o que acendeu um sinal de alerta para as autoridades. Inclusive, este mês é intitulado por Junho Violeta, pensado em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPS), para conscientização de todos os tipos de violência contra os idosos, como física, psicológica e financeira.

     O Condominial News Nacional também se sensibilizou com a campanha e debateu o assunto, em especial o abandono de idosos nos condomínios. Participaram do debate o CEO e idealizador da Campanha Rompendo Silêncio, Edilson Cardoso; a advogada e idealizadora do Programa Síndico Amigo do Idoso, Rose Ferreira; e a especialista em Gestão Condominial, professora Beatriz.

     Edilson Cardoso anunciou no início do programa que a violência contra os idosos é um tema altamente relevante, que está sendo incluso na Campanha Rompendo Silêncio, que foi idealizada em 2019, para tratar da violência doméstica dentro dos condomínios, o desenvolvimento social e sustentável. “É mais um desafio que estamos abraçando. Há poucos dias perdi minha mãe depois de uma luta muito grande. Ela sofreu um AVC, fizemos tudo que foi necessário para salvar a vida dela e infelizmente não conseguimos”, relata.

     Cardoso justificou que há muitas famílias que deixam os pais em condomínios, com todo suporte financeiro, mas que eles não querem isso por se sentirem sozinhos, principalmente, quando tem limitação de saúde e sem a presença dos familiares. “Tivemos a oportunidade de pensarmos este assunto, inspirando em minha mãe que foi uma mulher guerreira e de fibra que muito nos ensinou a olharmos pelo outro”, enalteceu.

     De acordo com ele, esta é uma homenagem à memória da mãe, Dona Maria Serafim Cardoso.  Todo ano, no mês de junho, será debatido este assunto para fortalecer ainda mais a campanha e dá assim oportunidade aos filhos e também aos síndicos olharem com uma maior sensibilidade para os idosos e suas necessidades. “Os síndicos precisam saber quem são estas pessoas, levarem eventos que possam promover a socialização”.

     A advogada e idealizadora do Programa Síndico Amigo do Idoso, Rose Ferreira, defende uma política que promova à dignidade, à autonomia e bem-estar dos idosos. O projeto que desenvolve no Rio de Janeiro nasceu a partir de sua vivência na área de atendimento à pessoa idosa, pela OAB Niterói, onde pode desenvolver vários projetos e ações sociais.  “Percebi que no judiciário não conseguíamos resolver todos os problemas dos idosos, principalmente, dos mais vulneráveis, dentre eles, os residentes em condomínios”, explicou.

     De acordo com ela, o Projeto Síndico Amigo do Idoso tem como papel levar informação ao síndico, qual é o papel dele, como pode valorizar o morador idoso, promover ações que garantam dignidade, bem-estar e autonomia. “No Brasil, são 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos; temos o idoso ativo e também o que demanda cuidados, às vezes vítima de abandono pela família, pela sociedade e o estado”, explica.

     A advogada acrescenta ainda sobre os tipos de abandonos. “Temos o abandono material, afetivo e o afetivo inverso, que é quando os filhos têm o dever de proverem materialmente e emocionalmente, abandonam este indivíduo à própria sorte”, justifica.

     A professora Beatriz considera que essa campanha é de extrema importância e que vem reforçar o trabalho de muitos síndicos que já se dedicam aos idosos como se fossem da família. “Sei que têm muitos síndicos que atuam como os idosos fossem uma família, mas não é o suficiente, pois muitas vezes, a própria família provem este idoso de bens materiais, mas esquece daquele bem-estar físico e emocional que ele precisa tanto. Também temos a pandemia que está trazendo um isolamento ainda maior para estes idosos”, diz.

     A causa dos idosos passa por três esferas, a família, sociedade e o estado e cada uma delas deve cumprir seu papel na defesa e proteção deste público. Em caso de abandono e maus-tratos a idosos, há os canais oficiais para denúncia em cada estado, sendo o principal o Disque 100. Há também as delegacias especializadas e em caso de ocorrências, é recomendável registrar o Boletim de Ocorrência. Quanto à rede de apoio oferecida pelo Condominial News, há o blog, Portal Solicite, grupo de WathsApp de síndicos e canal de solicitações. 

    Confira o programa na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=J43YhElnxj8

    Para saber mais sobre o universo condominial acesse os links abaixo:

Condominial News

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE