Síndico Condômino Capacitado Um Cargo Inquestionável

Síndico Condômino Capacitado Um Cargo Inquestionável

      É muito comum o questionamento sobre o que vale mais a pena para o condomínio: Eleger um síndico morador que esteja no dia a dia do empreendimento? ou Investir nos serviços de um síndico profissional ou administradora?

      A escolha vai depender sempre da vontade dos condôminos, a capacitação de um condômino para a ocupação do cargo de síndico é de fato importante e se faz mais necessária ainda se o condomínio optar por contratar uma administração externa, afinal, esse também reside no condomínio e de fato será o melhor representante. Além disso, também pelo fato de ser proprietário, ele acaba por conhecer melhor todo o espaço e os principais problemas que acontecem, o que ajuda no momento de resolvê-los.

      O custo para se manter um síndico morador é menor, pois em geral estes não recebem um “salário alto” pelo cumprimento de suas tarefas e jornada de trabalho, ele está em contato direto com seus vizinhos, o que faz com que consiga compreender melhor quais são as reais necessidades de todos.

      Porém, deve ser pensado como um custo benefício a capacitação do síndico condômino do zelador e do porteiro que devem estar alinhados num só objetivo que é o sucesso da gestão. Afinal, alguém realmente capacitado para assumir as responsabilidades impostas pelo cargo como; gestão de pessoas, habilidades, boas práticas e multitarefas o conhecimento é o fator predominante na gestão condominial.

      Com conhecimento, o síndico condômino capacitado a exemplo do síndico profissional também pode criar estratégias para enxugar custos, propor soluções, fazer as contratações mais adequadas, entre outras tarefas que fazem a diferença na administração condominial contemporânea.

      CUIDADOS devem ser observados ao optarem por administração externa.

      Como se pode notar, a contratação de uma administradora ou síndico profissional traz uma série de benefícios. Porém, assim como em qualquer outra profissão possuem os prós e os contras, é fundamental ter alguns cuidados antes de preencher essa vaga.

      Confira abaixo quais são eles:

  • Peça referências sobre o profissional em condomínios já atendidos por ele;
  • Não abrir mão da eleição do síndico condômino como representante da comunidade, bem como a capacitação do mesmo para que esse represente fiscalize a administração externa.
  • Verifique qual a formação do profissional a ser contratado. Geralmente os síndicos profissionais possuem ensino superior ou cursos técnicos voltados às áreas administração, contábeis ou financeira;
  • Questione sobre as especializações realizadas recentemente. Com as mudanças constantes em legislações e outros fatores, o ideal é que esse profissional esteja conectado com o mercado;
  • Caso a contratação seja por empresas terceirizadas, verifique se essas são idôneas e se possuem experiência na área;
  • Solicite um contrato onde constem todos os detalhes do serviço, assim como a forma de pagamento;
  • Depois de contratar, observe constantemente o trabalho desse profissional para avaliar a sua performance, ética e transparência junto ao condomínio; para garantir a total tranquilidade e ajudar o condomínio nessa empreitada.

       A capacitação habilita o síndico condômino para que o mesmo possa saber analisar melhor os resultados de seus liderados e avaliar os demais parceiros, caso o condomínio decida por uma gestão orgânica o síndico condômino precisa de um time técnico para obter sucesso no cumprimento das responsabilidades que essa função exige. E para tal fim, as peças fundamentais são:

      Uma equipe interna capacitada, zelador, porteiro, também da equipe externa que o auxiliarão no dia a dia como acessória contábil, assessoria jurídica e a assessoria de um engenheiro na gestão de obras e reformas. Essa combinação é o que chamamos de Tripé da Gestão Condominial.

      Saiba tudo que você síndico condômino precisa para administrar com eficiência o seu condomínio.

      Participe do Programa Multidisciplinar de Aperfeiçoamento e Especialização de Síndicos e Equipes de Condomínio do Capacitar Condominial e mantenha sempre atualizado no universo condominial.

      O primeiro passo é registrar-se na comunidade Condominial News: https://condominialnews.com.br/main/authorization/signUp?

      Inscreva-se Já!

Capacitar Condominial News

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE

Comentários

This reply was deleted.